Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Quais são os principios e fundamentos do Copywriting?


Então, o que é redação / copywriting?

Copywriting é escrever com um trabalho a fazer – escrever com um propósito prático. Normalmente, esse propósito é fazer o leitor pensar, sentir ou agir de forma diferente do que fazia antes.

A maioria das copy's é escrita para vender produtos ou serviços. Mas você também pode ter como objetivo fornecer informações, explicar ideias ou criar apoio para uma causa. Nesse caso, você está tentando fazer com que o leitor compre em vez de comprar.


Como disse a lenda do copywriting Howard Luck Gossage: 'As pessoas lêem o que lhes interessa, e às vezes é um anúncio.' O trabalho do redator é atingir o ponto ideal onde sua mensagem atende ao interesse dos leitores – e transformar esse interesse em ação.

A cópia aparece em anúncios, material de marketing, sites, mídias sociais, artigos e outros tipos de conteúdo, como roteiros de vídeo e infográficos. Onde quer que as palavras estejam fazendo as coisas acontecerem para empresas e organizações, isso é copywriting.

Conheça o produto e seus benefícios

O primeiro passo em qualquer projeto de copywriting é entender sobre o que você está escrevendo. Para a maioria dos redatores, seria um produto comercial, mas se você for um pesquisador, pode ser uma ideia, inovação, iniciativa, projeto ou descoberta que deseja divulgar. 

Seja qual for o assunto, você precisa entender o que é e por que as pessoas podem se interessar por ele. O que isso faz? Como eles podem usá-lo? Como isso os ajudaria?

Os profissionais de marketing têm um ditado: 'venda o chiar, não a salsicha'. Isso significa que o que realmente vende é a experiência de um produto, e não o produto em si. As pessoas compram por causa de algo que elas querem que aconteça.

Os redatores fazem uma distinção entre recursos, ou o que é o produto, e benefícios, ou o que ele faz. Para tornar um produto atraente, eles se concentram em como ele tornará a vida do leitor melhor, em vez de simplesmente descrevê-lo. Isso pode ter lados tangíveis e intangíveis – por exemplo, um par de jeans mantém você aquecido (tangível), mas também faz você parecer legal (intangível).

Conheça seu leitor

A maioria das cópias não é transmitida para o mundo inteiro, mas direcionada a um determinado grupo de leitores. Você pode definir seu leitor de três maneiras: como ele vive, o que ele quer e o que ele sente.

'Como eles vivem' reflete características do mundo real como emprego, localização, idade e assim por diante. 'O que eles querem' é sobre problemas, prioridades e preferências – as coisas que o leitor quer mudar em suas vidas. E, finalmente, 'o que eles sentem' é sobre esperanças, sonhos, ameaças e a auto-imagem do leitor.

Depois de conhecer seu leitor, você também precisa definir seu objetivo: o que você quer que ele pense, sinta ou faça quando ouvir sua mensagem.

Agora que você conhece o produto, os benefícios, o leitor e o objetivo, você tem os elementos principais do seu projeto de redação.

Títulos e estruturas

Cinco vezes mais pessoas lêem o título do que lêem o corpo do texto, então vale a pena gastar tempo com isso. Às vezes, um simples título factual funciona bem, mas outras abordagens podem ser mais poderosas. As opções incluem definir um tema, oferecer um benefício, criar intrigas, fazer uma pergunta, oferecer notícias e dar um comando ao leitor (como 'Apenas faça').

Como você estrutura o resto de sua cópia depende do que você quer dizer. Fórmulas como AIDA (atenção, interesse, desejo, ação) geralmente funcionam bem, mas para uma cópia mais longa, você pode se sair bem com um formato de lista ou uma estrutura passo a passo. Além disso, lembre-se de que a melhor maneira de transmitir informações pode ser visual e não verbal, por meio de um diagrama, tabela, linha do tempo e assim por diante.

Use as mesmas palavras que o leitor usa
A melhor cópia funciona como uma conversa com o leitor. Então, para manter a conversa fluindo, use as mesmas palavras que eles usam.

Combinar a linguagem do leitor obviamente os ajuda a entendê-lo. Mas também mostra que você os entende . Diz que você gosta deles, você os respeita e ambos estão no mesmo nível. Isso mostra que você realmente se importa com a conversa e quer que ela funcione.

Não há problema em usar uma linguagem mais incomum – como termos acadêmicos – desde que o leitor definitivamente os entenda. Ao usá-los corretamente, você demonstra compreensão.

Simplifique

Com cópia, mais simples é quase sempre melhor. Palavras simples são fortes, honestas e claras. Eles são mais fáceis de entender, então usar palavras simples mostra respeito pelo leitor.

Ao escrever de forma simples, você está dizendo: 'Sei que você está ocupado e não pediu esta mensagem. Então, fiz o meu melhor para facilitar a leitura, para poupar tempo e esforço.'

Você também garante que sua mensagem possa ser compreendida pelo público mais amplo possível, independentemente de sua formação e habilidade no idioma.

Confira

Uma vez que você está escrito, você precisa verificá-lo e revisá-lo até que esteja 100% satisfeito. Obtenha feedback de um colega de confiança ou de alguém que se encaixe no perfil de leitor típico. Além disso, leia sua cópia em voz alta e logo você perceberá o que precisa mudar.

Este artigo faz parte de um curso online de Copywriting, chamado Clube da Copy
Abrir Comentários