5 razões pelas quais você deve evitar modelos prontos de web design
Se você está pensando em lançar um novo negócio ou procurando dar uma nova cara ao site da sua empresa, pode ficar tentado a usar um tema pré-fabricado em vez de pagar por um desenvolvedor da Web para criar algo novo.
Para sites que são construídos em sistemas populares de gerenciamento de conteúdo como WordPress e Joomla, encontrar um modelo pré-fabricado atraente é fácil – e em muitos casos, gratuito. Sites como o repositório de temas do WordPress e o ThemeForest significam que você pode criar um site com aparência profissional em pouco tempo, mas há desvantagens nesse método.
Abaixo, reunimos cinco razões pelas quais você deve evitar o uso de modelos de web design para o seu negócio e, em vez disso, procurar uma solução de desenvolvimento web personalizada que o diferencie.
Seu design não será único
Talvez a razão mais óbvia pela qual as empresas devem evitar modelos pré-fabricados é que os designs oferecidos nunca são exclusivos.
Os desenvolvedores de temas do WordPress ganham dinheiro vendendo seu tema a um custo baixo e a granel, então as chances são de que haverá centenas, senão milhares, de outros sites com o mesmo design que o seu, o que significa que seu site não resistirá fora da concorrência e pode até parecer um pouco parecido e familiar para alguns usuários.
Avada, por exemplo, é um tema WordPress desenvolvido por uma empresa chamada ThemeFusion. O tema foi comprado e instalado mais de 400.000 vezes, o que significa que existem pelo menos 400.000 sites na Internet usando o mesmo modelo. Se você tiver o mesmo design de um concorrente ou um tema usado por milhares, os clientes em potencial não se lembrarão da sua marca.
Seu site não será otimizado
Uma das tarefas mais importantes para um desenvolvedor web é criar um template que tenha sido devidamente otimizado para o negócio. A otimização de mecanismos de pesquisa nunca foi tão importante, especialmente quando você considera que incríveis 95% de todo o tráfego da web vão para os dez principais resultados de uma pesquisa do Google.
Se você decidir usar um modelo genérico que não foi otimizado corretamente para o seu negócio, terá dificuldades para chegar à primeira página do Google e aproveitar o tráfego orgânico.
Claro, depois de instalar um tema pré-fabricado, você pode usar plugins para melhorar a otimização do seu mecanismo de pesquisa, como Yoast no WordPress , por exemplo.
Mas se você criar um modelo do zero, poderá incorporar todas as otimizações necessárias que o diferenciarão de seus concorrentes e permitirão que você se classifique à frente deles e atraia mais tráfego do Google.
Eles são difíceis de personalizar
Outra razão pela qual os modelos pré-fabricados devem ser evitados é que eles são difíceis de personalizar e adaptar ao seu negócio.
Ao contrário de um modelo da Web personalizado, um tema pré-fabricado é projetado para atrair o maior número possível de web designers e empresas, em massa, o que significa que os recursos que você pode precisar para o seu negócio não serão incluídos imediatamente.
Digamos que você administre um salão de beleza e queira adicionar um formulário de reserva em sua página inicial – com um modelo pré-fabricado, pode ser difícil, quase impossível, incluir um que corresponda ao modelo e forneça a funcionalidade necessária.
Cores e fontes também podem ser difíceis de mudar em temas pré-fabricados.
Se você já estabeleceu uma marca e tem cores, fontes e ativos de marca que gostaria de incorporar em um novo design de site, terá dificuldades ao usar um tema pré-fabricado.
Você terá que entrar nos arquivos CSS e PHP do tema e, se não for um desenvolvedor, provavelmente cometerá erros ou quebrará o tema e terá que voltar à prancheta depois de pagar por uma licença de modelo.
Você não receberá cuidados posteriores
Ao trabalhar com um desenvolvedor da Web, você receberá um contato pessoal com quem poderá entrar em contato posteriormente, quando precisar solicitar alterações ou novos recursos em seu site.
Quando você usa um modelo pré-fabricado, esse nível de cuidado posterior simplesmente não é possível – você terá que fazer tudo sozinho ou pagar um desenvolvedor freelance para assumir seu projeto e fazer alterações.
De fato, alguns web designers oferecem um pacote de retenção, onde os clientes podem solicitar quantas alterações desejarem em seu site por uma taxa mensal definida.
Os desenvolvedores também garantem que os sites sejam mantidos atualizados e protegidos usando as versões de software mais recentes, plug-ins e muito mais, enquanto, com um modelo pré-fabricado, você pode ter que pagar para continuar recebendo atualizações do seu tema.
Caso contrário, sua versão do tema pode se tornar incompatível com versões futuras do seu sistema de gerenciamento de conteúdo ou até mesmo ficar vulnerável a ataques cibernéticos se você estiver usando tecnologia desatualizada.
Mostra falta de cuidado
No competitivo mundo digital de hoje, destacar-se da multidão e oferecer algo verdadeiramente único é importante. E para as empresas de comércio eletrônico, em particular, ter um site realmente envolvente e útil é fundamental para o sucesso.
Se você estiver usando um modelo pré-fabricado e não se preocupar em personalizá-lo para se adequar à identidade da sua marca, os clientes provavelmente questionarão o quão sério você é sobre o seu negócio.
Lembre-se de que seu site é a vitrine do seu negócio online – se você não tiver uma vitrine atraente, por assim dizer, ninguém vai querer comprar de você.
Investir em um design personalizado para sua empresa mostra que você é apaixonado por sua marca, deseja oferecer uma ótima experiência ao usuário e se orgulha de sua aparência como empresa.
Abrir Comentários
Fechar Comentários